domingo, 19 de maio de 2013

Trechos do 1º capítulo do livro ´´A Fome crise ou escândalo?´´.

   
   ´´Todos nós conhecemos a fome,principalmente aquela derivada da sensação de ´vazio no estômago`. Ou ainda, como o conjunto de sensações provocadas pela privação de nutrientes que impelem o ser humano e outros animais a procurar os alimentos e que cessam com a ingestão destes``.
      Trecho retirado do primeiro parágrafo da página 14.
       
       
  ´´A fome de que se trata neste livro significa a situação em que uma pessoa ou uma população sofre, de forma duradoura, de insuficiência de alimentação em quantidade e/ou qualidade que lhe forneçam as calorias (energia) e os elementos nutritivos necessários à vida e à saúde de seu organismo``.
     Trecho retirado do segundo parágrafo da página 14 e das duas primeiras frases da página 15.
       
       
    ´´A fome energética ou calórica é entendida como a incapacidade de a ração alimentar  diária ingerida por uma pessoa fornecer as calorias equivalentes à energia gasta pelo organismo nos trabalhos realizados``.
        Trecho retirado do primeiro parágrafo abaixo do tópico ´´Tipos de fome`` da página 17.


     ´´A necessidade calórica diária varia de pessoa para pessoa e depende do peso corporal, do clima, do modo de vida, da idade, do tipo de trabalho, do sexo etc.``
       Trecho retirado das três primeiras frases do segundo parágrafo da página 18.


     ´´Além das calorias, a alimentação deve fornecer determinados elementos nutritivos - como proteínas, vitaminas e sais minerais - que cumpram a função de restaurar as  células, os tecidos e os órgãos de todo nosso organismo. A falta prolongada de qualquer dessas substâncias na alimentação provoca distúrbios e lesões no organismo, com graves consequências à saúde. Essa fome é denominada parcial,específica, ou conhecida ainda com o nome de fome oculta``.
       Trecho retirado do primeiro parágrafo da página 19.


  ´´Os efeitos mais comuns causados pela fome são a desnutrição calórico-protéica (provocada pela falta de calorias e proteínas), as doenças causadas pela deficiência de vitamina A, a anemia (provocada pela deficiência de ferro), o raquitismo (gerado pela deficiência de vitamina D) e os distúrbios causados pela carência de vitaminas do grupo B``.
      Trecho  retirado do primeiro parágrafo abaixo do tópico ´´consequências da fome`` página 21. 


     ´´Mais de 800 milhões de pessoas vão dormir, todas as noites, sem ter ingerido os alimentos necessários à manutenção da saúde: cerca de 791 milhões nos países subdesenvolvidos e 34 nos países do Norte. Do total de mais 800 milhões, a FAO calcula que 200 milhões são crianças e onze milhões delas morrem anualmente por causa relacionadas à desnutrição ou de doenças dela decorrentes. A cada dia, mais de 3 mil crianças morrem no mundo de malária, ou paludismo. A maioria dessas crianças poderia ser salva se elas tivessem as condições mínimas de alimentação e os cuidados sanitários básicos``.
           Trecho retirado do terceiro parágrafo da página 29.


        ´´O número de pessoas no mundo com sobrepeso já supera o das pessoas desnutridas. A OMS considera a obesidade como uma ´epidemia do século XXI``. Estima-se que ela abranja cerca de 1,2 bilhão de pessoas - cerca de 20% da população mundial - cuja grande maioria se encontra nos países ricos (nos Estados Unidos, calcula-se que 55% da população tem sobrepeso e cerca de um terço é obesa).``
           Trecho retirado do quarto parágrafo da página 29.


        ´´A África é o continente mais vitimado pela fome em todas as suas formas. A situação    é dramática nos países ao sul do Saara, na chamada África Negra ou África Subsaariana``.
          Trecho retirado do primeiro parágrafo abaixo do tópico ´´O caso da África`` da página 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário