domingo, 19 de maio de 2013

Trechos do 2º capítulo do livro ´´A fome crise ou escândalo?``.

     ´´A participação dos países subdesenvolvidos no crescimento demográfico mundial é bastante significativo. Enquanto o crescimento médio anual das populações dos países desenvolvidos, no período de 1975 a 2000, foi igual ou inferior a 0,65%, o dos países subdesenvolvidos situou-se entre 1,62% e 2,07. Comparando, por exemplo, a taxa de crescimento da população da América Latina, África e Ásia,em relação à da Europa e América do Norte, com exceção do México, de 1975 a 2000, verifica-se que o crescimento populacional latino-americano, africano e asiático sempre se apresentou bem acima do europeu e do norte americano``.
           Trecho retirado do último parágrafo da página 42 e primeiro parágrafo da página 43.


    ´´A relação entre o crescimento populacional e a fome já era preocupação de alguns pensadores do século XVIII, e foi a partir da publicação da teoria de Thomas Robert Malthus (1798) que a questão passou mais repercussão, advinda do próprio momento histórico em que vivia a Inglaterra: o desenvolvimento do capitalismo industrial, a intensa urbanização e os receios em relação ao nascente socialismo``.
         Trecho retirado do primeiro capítulo abaixo do tópico ´´O malthusianismo`` da página 47. 


      ´´A teoria de Malthus - chamada malthusianismo - foi ressuscitada após a Segunda Guerra Mundial, por causa do grande crescimento populacional mundial. Passou a ser utilizada para alertar a humanidade quanto aos perigos do grande crescimento demográfico e para justificar a necessidade de se estabelecer o controle da natalidade, principalmente nos países subdesenvolvidos``.
         Trecho retirado do segundo capítulo abaixo do tópico ´´O malthusianismo`` da página 47. 


    ´´Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram várias teoria econômicas relacionadas ao subdesenvolvimento, elaboradas principalmente nos centros acadêmicos e governamentais dos países desenvolvidos e exportadas para os demais países do mundo``.
         Trecho retirado do primeiro parágrafo da página 54.


       ´´Algumas apontavam que o subdesenvolvimento decorria da existência de uma agricultura atrasada e de baixa produtividade. Outras teorias apresentavam como causa o baixo nível de industrialização dos países subdesenvolvidos. Outras ainda indicavam a escassez da rede de transporte  e a falta de produção de energia como obstáculos para o desenvolvimento``.
                 Trecho retirado do segundo parágrafo da página 54.

Nenhum comentário:

Postar um comentário